Facebook e Educação

|

Redes Socias e Educação:
O uso do Facebook como ferramenta auxiliadora nas tutorias presenciais




- Facebook e Educação

            As mídias sociais não podem ser negligenciadas pela Educação, pois não são apenas ferramentas para encontrar velhos amigos e entreter, elas podem ter uma influência significativa no processo de aprendizagem se usadas com discernimento pelos professores.
            O Facebook é hoje a mídia social que mais cresce no mundo e o Brasil é o país que mais cresce na rede. Segundo Nick Burcher, diretor de redes sociais e inovação da empresa ZenithOptimedia: “O Facebook continua a crescer em todo o mundo e a grande novidade é o crescimento nos chamados mercados emergentes como Indonésia, Índia, Brasil e Filipinas”.
            Tamanho crescimento chamou a atenção de educadores de todo o mundo e o próprio Facebook lançou um website com dicas de como utilizar a rede para fins de aprendizagem, é o Facebook for Educators, disponível por enquanto apenas em inglês no endereço http://facebookforeducators.org/. Na página a especialista em Educação Linda Fogg Phillips lista uma série de recursos do facebook que podem ser explorados do ponto de vista educacional, como a criação de grupos.

Grupos no Facebook – Espaço online onde as pessoas podem interagir e compartilhar com os outros. Possibilita trabalhar projetos colaborativos com a turma sem a necessidade de adicionar os perfis. Os grupos podem ser fechados para que apenas os alunos daquela turma tenham acesso ao conteúdo. Quando o professor publica uma pergunta, um link ou qualquer nova postagem, todos os membros do grupo são notificados automaticamente.

            Além dos recursos da rede social, temos outras vantagens ao utilizar o Facebook como ferramenta no processo pedagógico:

 - Uso de enquetes como ferramentas de ensino interativo;
 - Compartilhar fotos e trabalhos realizados nas aulas e organizá-los em álbuns específicos de acordo com o conteúdo;
 - Aproximação entre os alunos e professores;
 - Permite que informações relevantes cheguem rapidamente para todos;
 - Compartilhar links interessantes para a turma;
 - Indicar páginas do Facebook com notícias que interessem ao público alvo da disciplina;
 - Permite conectar-se com alunos de outras instituições.

- Facebook e Tutorias Presenciais

             A tutoria presencial não é obrigatória e por isso nem todos os alunos comparecem, pois muitos ainda vêem apenas com um espaço para tirar dúvidas. Mas as tutoriais vão além disso, pois dão a oportunidade de estreitar os laços de amizade com os demais alunos e tutores.
            O Facebook pode ser uma ferramenta útil para que os tutores presenciais estejam em contato com os alunos fora do ambiente de tutoria e assim atingir também aqueles que não podem estar presentes nos encontros.
            A criação de um grupo fechado no Facebook é a ferramenta ideal para essa finalidade. O tutor pode convidar a todos para participar do grupo online e utilizar o espaço para estimular a participação dos alunos. Além disso, o grupo será um espaço para compartilhar ideias, opiniões, links interessantes e notícias sobre assuntos relevantes. A ideia do grupo no Facebook é dar continuidade ao que for discutido presencialmente, dando a oportunidade de aprofundar o assunto com pesquisas e debates.
            Trazer a tutoria presencial para o ambiente online não significa que há inversão de papéis com o tutor a distância, esta tem seus objetivos definidos e diferentes dos citados aqui. O ambiente social proporcionado pelo Facebook será um facilitador para o tutor presencial, que terá meios de transmitir rapidamente informações entre os alunos.

- Para Refletir
  
 - Além da criação de grupos fechados, que outros recursos do Facebook podem ser utilizados pedagogicamente?

- Você concorda que o tutor presencial deve buscar ferramentas online para atrair os alunos para os encontros presenciais?

- Até que ponto o tutor presencial pode atuar sem invadir o espaço do tutor a distância?

Deixe seu comentário e contribuição para a construção deste espaço!


Fontes de Pesquisa: 1 2

Quer saber mais? Visite a Biblioteca Virtual e leia os artigos disponíveis sobre Redes Sociais e Educação.

4 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Oi Viviane, sobre seu questionamento: "Você concorda que o tutor presencial deve buscar ferramentas online para atrair os alunos para os encontros presenciais?" eu concordo que o tutor presencial deve sempre procurar meios de se aproximar com os alunos e enriquecer as tutorias, porém isso vai depender muito do interesse do tutor presencial em fazê-lo. Se pensarmos nas atribuições do tutor presencial, não consta que ele deve utilizar outros meios que não o material da disciplina para a tutoria. Mas o bom tutor certamente não irá se restringir apenas ao material disponibilizado da sua disciplina, certo? Acho que aí está a grande diferença entre um bom tutor e aquele que só vai ao pólo para cumprir com sua obrigação.
Sobre seu outro questionamento: "Até que ponto o tutor presencial pode atuar sem invadir o espaço do tutor a distância?" eu acredito que de forma alguma o tutor presencial invade o espaço do a distância ao procurar meios complementares de melhorar a qualidade das discussões na tutoria presencial. O tutor a distância também deveria fazê-lo!
Beijos,
Vivian Flinte

Mateus Amaral disse...

Olá Viviane,

Gostei muito do seu texto e das suas propostas de utilização para essa ferramenta! A leitura do artigo somada às reflexões que você propõe me fizeram pensar algo: Até que ponto podemos aproximar o uso das redes sociais ao de um AVA convencional?!

Parabéns pela iniciativa!

Um Grande Abraço,
Mateus

Zilene disse...

Olá Viviane! Ótimo esclarecimentos. Eu estava mesmo pensando sobre o Facebook, como otimizar o seu uso, já que é tão acessado, como encaminhá-lo a favor da educação. Gostei muito das possibilidades de uso apresentadas.
Abç

Postar um comentário

 

©2009 Web 2.0 | Template Blue by TNB